Mau comportamento

Por Portal Opinião Pública 01/08/2019 - 11:58 hs
Foto: Reprodução / NBR

 

Em sete meses de governo, o presidente Jair Bolsonaro já teve algumas vitórias referente aquilo que ele tem se proposto. A aprovação, ainda em primeiro turno, da proposta pela Reforma da Previdência, talvez tenha sido a maior delas. Contudo, o homem que ostenta a faixa presidencial tem ficado marcado não pelas propostas que apresenta e sim pelas declarações e posturas bastante polêmicas que ele tem tido ao longo deste tempo. E isso não é um elogio. Muito pelo contrário.

Toda semana, alguma fala ou ação de Bolsonaro repercute mal no país. É uma declaração polêmica aqui, uma ação inexplicável ali, uma discussão acalorada – geralmente com jornalistas – acolá, e o presidente da República vai criando uma imagem cada vez pior perante parte da sociedade.

Bolsonaro não é alguém que iniciou sua vida pública ontem. Ele tem pelo menos 30 anos como político e uma série de mandatos como deputado federal pelo Rio de Janeiro que deviam ter lhe preparado melhor, especialmente considerando o patamar ao qual ele atingiu. E ainda que ele tenha até tirado proveito desta postura polêmica para se promover e ficar conhecido pela grande massa, durante esse período na Câmara Federal, seria o mínimo esperar uma mudança neste sentido, agora que ele é a figura mais importante do país.

Mas não é o que temos visto. Além de não mudar a forma como age e se comunica, o presidente parece não fazer a menor questão disso. E assim, sua fama de turrão só aumenta, o que não é nada elogiável para alguém que precisa liderar uma nação.

Bolsonaro precisa entender que ele não precisa ser grosseiro, turrão ou rude para ser ouvido, expor suas ideias e que também não pode reproduzir o comportamento de parte de seu eleitorado, que o elogia faça o que fizer. Isso acontecerá, naturalmente, somente pelo fato de ser o presidente. E por isso é preciso ter tato para lidar com todos da melhor maneira possível.

Se Jair Bolsonaro não mudar, acabará sendo manchete muito mais vezes por conta do que fala do que por apresentar algo que realmente traga melhorias para o país.